Consumo de água Impacto Ambiental

Descubra o que é Pegada Hídrica e como reduzir a sua!

Você já ouviu falar no termo Pegada Hídrica? Se a resposta for não, continue lendo este post que explicamos tudo!

Pegada Hídrica

A Pegada Hídrica é um indicador de sustentabilidade que contabiliza a quantidade de água que utilizamos, direta ou indiretamente, para produzir um produto ou entregar um serviço.  É possível medir a pegada hídrica desde um indivíduo até uma cadeia produtiva, o que significa que conseguimos pedir a pegada de pessoas, de empresas, de cidades ou países. Assim, esse indicador consegue nos dizer qual é o “rastro” que deixamos ao consumir essa água direta ou indiretamente no nosso dia a dia.

Esse termo foi criado pelo professor Arjen Hoekstra, da Universidade de Twente, nos Países Baixos, em 2002. Foi ele quem criou o Water Footprint Network, instituto sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar a implementação da dessa pegada em todo o mundo e promover a gestão sustentável da água.

Já pensou em calcular a sua pegada hídrica? Você pode fazer o cálculo proposto pela Water Footprint Network aqui.

pegada-hidrica-foto

Como a Pegada Hídrica é dividida?

Ela é dividida em três categorias principais. A classificação em três categorias distintas pode ajudar a compreender de forma mais abrangente como a água é utilizada para uma variedade de atividades humanas e como a contaminação dos recursos hídricos ocorre.

Conheça as três categorias:

  1. Pegada hídrica verde: representa o volume de água da chuva envolvido na evapotranspiração de plantas durante seu crescimento;
  2. Pegada hídrica azul: representa o volume de água de rios, lagos e lençol freático que é utilizado para irrigação, criação de animais, geração de energia, entre outros;
  3. Pegada hídrica cinza: representa a água necessária para diluir poluentes até que esta nova mistura de água e poluente atinja os padrões de qualidade satisfatórios e condições aceitáveis.

Agora conheça alguns dos nossos produtos que podem te ajudar a reduzir essa pegada da sua casa

Eco Tanque pode te ajudar a coletar água da chuva e diminuir o consumo de água potável sem necessidade. Essa bombona reciclada originalmente utilizada para transportar azeitonas, além de ser um recipiente para armazenamento de água, passa por um processo de restauração realizado pela equipe especializada da Casológica. Essa ação não só dá um destino mais nobre ao material, mas também evita que ele seja descartado em aterros sanitários, causando poluição ambiental.

Com o Aqus – Sistema de Reuso da Água Residencial você pode reaproveitar água limpa da sua casa. O sistema consiste em recolher a água que escorre pelo ralo da pia do banheiro, purificá-la e armazená-la em um reservatório para ser reutilizada na descarga do vaso sanitário.

Agora que você já sabe o que é Pegada Hídrica, está na hora de calcular a sua e colocar suas ações de melhoria em prática!

Diminuir a pegada é possível! Pequenas ações e mudanças nos hábitos de consumo podem causar grande efeito. É uma saída para adotar um estilo de vida mais sustentável.

Você também pode gostar...