Consumo de água Materiais sustentáveis

Quais são as cisternas para armazenar água da chuva?

No post sobre Sistema de captação de água da chuva explicamos o que é a captação, como utilizar a água da chuva em sua residência e quais as vantagens. Uma das etapas desse sistema é o armazenamento dessa
água, que acontece em cisternas. Mas você sabe o que são cisternas?

Saiba o que são cisternas

Cisternas são reservatórios que têm a função de armazenar água, mas não necessariamente água da chuva! As cisternas podem ser alimentadas por fontes como rios e poços artesianos, além das águas pluviais. 

                                                                          Imagem de uma cisterna subterrânea

Tipos de cisternas para armazenar água

Existem várias formas de armazenar água em cisternas e vamos te mostrar algumas delas:

1. Cisternas subterrâneas

As cisternas subterrâneas são enterradas no solo e possuem sistema de bombeamento de água. São mais discretas e podem ser feitas de diferentes materiais como concreto, plástico e fibra de vidro.

2. Cisternas acima do solo

As cisternas acima do solo são as mais fáceis de instalar e possuem manutenção mais fácil que as cisternas subterrâneas. Ficam expostas e são feitas de materiais diversos, como metal, madeira, plástico, entre outros.

Outro fator positivo sobre as cisternas acima do solo é que é possível observar o nível de água armazenado.

3. Cisternas de água da chuva comunitárias

As cisternas de água da chuva comunitárias são mais raras de encontrar. Normalmente possuem grande capacidade de armazenamento e a água é compartilhada entre edificações de bairros, condomínios ou pequenas regiões.

Por ser um sistema de maior capacidade, demanda maiores investimentos e planejamento.

Os sistemas de cisternas comunitárias geralmente são desenvolvidos a partir de iniciativas de governo ou organizações não-governamentais. Um exemplo disso é o Projeto Cultivando Águas, projeto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que planejou construir um sistema com 8 cisternas em comunidades da Bacia do Rio das Velhas, em Minas Gerais.

4. Cisternas de água da chuva integradas ao paisagismo

E por último, temos as cisternas de água da chuva integradas ao paisagismo. Assim como as cisternas de água da chuva comunitárias, este tipo não é tão comum de se encontrar. Neste caso, as cisternas armazenam grande capacidade de água e estão integradas ao paisagismo da região, seja bairro, condomínio ou pequenas regiões.

Assim como as cisternas comunitárias, as cisternas integradas ao paisagismo exigem maiores investimentos e planejamento para instalação.

Onde encontrar a cisterna ideal para mim?

Aqui na Ark Sustentável você encontra diversas opções de cisternas disponíveis no mercado!

Com a ajuda de um(a) Engenheiro(a) ou Arquiteto(a), basta analisar as opções a partir das informações técnicas de sustentabilidade, armazenamento, tipo de material, entre outros, e tomar a decisão da melhor escolha. 

Gostou? Para saber mais sobre a captação de água da chuva, assista o vídeo em nosso Instagram e leia o post no nosso blog!

Você também pode gostar...