Emissão de carbono Impacto Ambiental

Descubra o que é Pegada Ecológica e como reduzi-la!

Você já ouviu falar no termo Pegada Ecológica? Se a resposta for não, continue lendo este post que explicamos tudo!

Pegada Ecológica

A Pegada Ecológica (ou footprint em inglês) é um indicador de sustentabilidade que contabiliza os “rastros” que deixamos no planeta Terra, seja de uma pessoa, de uma cidade ou da humanidade. Esta medida é feita em hectares globais (gha) e permite comparar diferentes padrões de consumo sobre os recursos naturais.

Atualmente, a organização internacional Global Footprint Network calcula o footprint  da humanidade e, a partir deste cálculo, define o “Dia de Sobrecarga da Terra”. É a partir desta data que a humanidade esgota os recursos naturais disponíveis naquele ano e, assim, entra em dívida ecológica com o planeta.

O Dia da Sobrecarga da Terra de 2022 foi dia 28 de julho.

Já pensou em calcular a sua pegada ecológica? Você pode fazer o cálculo proposto pela Global Footprint Network aqui. Mas existem outros testes online que calculam o footprint como pegadaecologica.org.br.

Quais os componentes da Pegada Ecológica?

Para atingir o modelo de cálculo da pegada ecológica, foi preciso definir diversos tipos de territórios produtivos, diversas formas de consumo, bem como quais tecnologias são utilizadas, entre outros fatores.

Este estudo resultou em seis componentes da pegada ambiental:

  1. Carbono: quantidade de floresta necessária para absorver o dióxido de carbono que os oceanos não suportaram absorver;
  2. Áreas de cultivo: representada pelas áreas necessárias para o cultivo de alimentos humanos e rações para animais, bem como as oleaginosas e borracha;
  3. Pastagens: área necessária para a criação de gado para o abate, leiteiro, produção de couro e de lã;
  4. Florestas: baseada no consumo anual de madeira para diversos produtos;
  5. Áreas construídas: são representadas por todas as áreas com infraestrutura humana, assim como transportes, indústrias, reservatórios para a geração de energia elétrica e habitações.
  6. Estoques pesqueiros: baseia-se em uma estimativa de produção para sustentar peixes e mariscos capturados de água doce e marinhos.

Conheça outras pegadas!

A Pegada Ecológica não está sozinha!

Atualmente, existem outros tipos de indicadores de sustentabilidade que calculam outros tipos de impacto, como por exemplo a Pegada Hídrica e a Pegada de Carbono.

Pegada hídrica

A Pegada hídrica é medida em litros e tem como objetivo mensurar o impacto realizado na hidrosfera.

É subdividida em três tipos de água:

  1. Água azul: água subterrânea, água doce e águas de lagos e rios;
  2. Água verde: água da chuva;
  3. Água cinza: água necessária para diluir quaisquer poluentes.

Pegada de carbono

A Pegada de carbono é medida em toneladas de CO2 equivalente e tem como objetivo medir o impacto realizado na atmosfera.

Calcula-se a emissão de gases de efeito estufa (GEEs) para a atmosfera. Neste cálculo, todos os GEEs são convertidos em dióxido de carbono (CO2) equivalente.

Vale ressaltar que a Pegada ecológica não é calculada a partir da Pegada hídrica ou Pegada de Carbono. São três indicadores de sustentabilidade diferentes que medem impactos diferentes da humanidade sobre os recursos naturais.

Resumindo…

… a Pegada ecológica é o conjunto de impactos deixados pela atividade humana na Terra (em termos de hectares globais) e quanto maior a pegada, maior o impacto.

Sendo assim, diminuir o impacto é possível! Pequenas ações e mudanças nos hábitos de consumo podem causar grande efeito. É uma saída para adotar um estilo de vida mais sustentável.

O primeiro passo você já sabe! Está na hora de calcular sua pegada ecológica!

Você também pode gostar...