Impacto Ambiental Uncategorized

Como reduzir o impacto da construção civil?

Qual o impacto da construção civil?

A indústria da construção nunca foi considerada a indústria mais amiga do planeta por um bom motivo. Estudos mostraram que a construção é responsável por quase metade das mudanças climáticas e 40% do uso de energia global. Também contribui fortemente para os resíduos dos aterros, além de uma considerável poluição do ar, da água e sonora, juntamente com a destruição de habitats naturais.

Com os efeitos negativos cada vez mais aparentes, o setor da construção começou a se concentrar mais em seu impacto ambiental. Ações estão sendo tomadas nos projetos e obras para minimizar o efeito das mudanças climáticas e danos caudados à natureza e à saúde humana.

Abaixo apresentamos 10 ações que podem ser aplicadas para reduzir o impacto da construção civil:

Como reduzir o impacto ambiental da construção civil?

1. Escolha uma localização sustentável

 A construção de uma edificação sustentável começa na escolha do local de implantação. As localizações com menor impacto ambiental são locais já desenvolvidas, como prédios existente, antigos estacionamentos, pátios ferroviários, shopping centers e fábricas. Além disso, escolher espaços compactos, onde o terreno não seja desperdiçado, torna a localização ainda mais sustentável.

A edificação também deve estar próxima de opções de transporte, como ônibus, trens e ciclovias, e uma curta distância de parques, escolas e lojas, visando reduzir o deslocamento com o uso de veículos próprios.

Veja quantas viagens você pode ter ao usar bicicleta. Isso é mais saudável para você, sua carteira e o meio ambiente.

2 . Minimize o tamanho

Não importa quantos materiais de construção sustentáveis sejam usados em uma edificação, uma construção sustentável de 400 metros quadrados ainda consome muito mais recursos naturais para construir do que uma construção sustentável de 300 metros quadrados.

A edificação de maior tamanho também exigirá mais aquecimento, ar condicionado e iluminação. Se você realmente quer uma habitação sustentável, escolha um tamanho menor e reduza o impacto da construção civil.

impacto-ambiental-minimize-o-tamanho-1

3. Projete para o terreno

Uma edificação deve ser orientada em seu terreno para trazer luz natural abundante para o interior, o que reduzirá os requisitos de iluminação, economizará em aquecimento no inverno e tornará sua habitação em um lugar agradável para se estar. Somado à isso, janelas, claraboias, tubos de luz e outras estratégias também devem ser usadas para trazer a luz do dia para o interior da casa.

No exterior da construção deve ter elementos de sombreamento como varandas, brises, telas verdes e, o melhor de tudo, vegetação, principalmente nas fachadas norte e oeste, para bloquear a entrada de calor no ambiente interno nos meses mais quentes do ano.

Além disso, também é necessário pensar no telhado, que idealmente deve ser de cor clara, para refletir o calor do sol, ou ser um telhado verde ajardinado, para reduzir a absorção de calor e contribuir para a biodiversidade.

4. Use materiais de construção sustentável

Uma edificação sustentável deve ser construída ou reformada com materiais de construção e mobiliários de baixo impacto e não tóxicos, como produtos de matéria-prima renovável, materiais reciclados, equipamentos de geração de energia, sanitários de baixo consumo de água, tintas à base de água, e outros.

Muitos materiais da construção civil comum – como concreto ou telhas de fibrocimento – podem ter um sério impacto ambiental. Alternativas sustentáveis a esses materiais podem ajudar a reduzir significativamente as emissões e os danos que uma construção produzirá.

impacto-ambiental-materiais-sustentaveis-1

5. Inclua isolamento

A utilização de isolamento térmico na construção de paredes e lajes auxilia na redução de troca de calor com o ambiente externo. Como consequência, a edificação utilizará menos energia com refrigeração e aquecimento para o seu interior.

 6. Aproveite a energia renovável

Idealmente, uma edificação deve gerar parte de sua própria energia consumida a partir de fontes renováveis, usando tecnologias como painéis de energia solar, turbinas eólicas e sistemas de armazenamento de baterias.

O aquecimento de água para uso doméstico e para aquecimento de piscinas também deve vir de uma fonte renovável, como coletores solares ou uma bomba geotérmica que utiliza o calor do solo.

impacto-ambiental-energia-renovavel-1

7. Use aparelhos eficientes

Uma construção sustentável tem sistemas de iluminação, aquecimento, refrigeração e aquecimento de água com eficiência energética. Os aparelhos devem ser certificados pelos órgãos locais com a classificação energética mais alta que você pode pagar. No Brasil, a certificação Procel A é a mais utilizada para essa finalidade.

impacto-ambiental-equipamentos

 8. Aumente a eficiência da água

Uma habitação verde precisa ter soluções que reduzam o consumo de água. O uso de equipamentos com restrição de vazão e o reuso de água de chuva são as alternativas mais comumente usadas. Possuir equipamentos sanitários que consumam baixo ou nenhum volume de água é essencial para reduzir o impacto ambiental de uma edificação. Além disso, armazenar e utilizar a água da chuva em fins não potáveis garante o abastecimento de água à todos e ainda alivia as redes pluviais da região. 

 9. Reduza a ilha de calor

Ilhas de Calor são fenômenos que ocorrem com muita frequência em centros urbanos, podendo aumentar até 11ºC na temperatura externa do local onde incidem.

Para evitar a ocorrência desse efeito, o terreno da edificação deve possuir superfícies com baixo potencial de absorção de calor, como coberturas vegetais, superfícies de cor clara ou pisos permeáveis. Além disso, a instalação de telhados verdes ou placas para geração de energia solar também contribuem para a redução desse fenômeno.

impacto-ambiental-ilha-de-calor

10. Integre a equipe

Por último vale citar a importância de uma equipe integrada. Na construção de uma edificação, ao reunir os membros da equipe, é possível ampliar a conversa, resolver problemas e obter resultados mais rápidos. Além disso, equipes que se comunicam tem maior chance de prevenir contratemos e assim economizar recursos, diminuir resíduos e reduzir o impacto da construção civil

Você também pode gostar...