Impacto Ambiental

Impacto ambiental da Construção Civil

Quanto a construção civil polui?

Você já ouviu falar que “Todo mundo age como se nada fosse mudar, mas tudo muda”? Não poderia ser mais verdadeiro quando se trata de construção e sua abordagem ao meio ambiente. Alguns tentam fingir que o clima não está mudando, que os recursos são infinitos ou que os seus negócios não impactam o planeta. Na realidade, o setor de construção contribui com mais de 40% da poluição do ar, 40% do consumo energético,  40% da poluição da água potável e 50% dos resíduos de aterros sanitários. Esses números são alarmantes. Para realmente entender esse tópico, precisamos nos aprofundar um pouco mais. Como exatamente nossas edificações impactam o meio ambiente? Há algo que possamos fazer sobre isso?

Quais os principais impactos da construção civil no meio ambiente?

Recursos Naturais

O setor da construção é um dos maiores exploradores de recursos, sendo metade deles não renováveis. A indústria da construção civil consome 40% do uso mundial em pedras brutas, cascalho e areia e 25% de madeira virgem por ano. Podemos fingir que o problema não existe, mas se continuarmos agido da mesma maneira, um dia ficaremos sem muitos recursos naturais cruciais.

Atmosfera
Quando se trata de poluição do ar, todas as ações são importantes, pois a produção de gases de dióxido de carbono é um dos principais fatores que causam o aquecimento global. O setor da construção é responsável por 39% das emissões de dióxido de carbono relacionadas à energia e ao processo. Esse alto percentual decorre de ações no canteiro de obras, transporte e fabricação de materiais de construção.

Da mesma forma, não devemos esquecer outro fator crítico para a poluição do ar – poeira de um canteiro de obras. PM10 é criado a partir de cimento, madeira ou pedra e muitas vezes é invisível a olho nu. Carregado por longas distâncias e tempo prolongado, esse pó pode causar sérios problemas de saúde para humanos e animais!

Resíduos

O lixo está em toda parte. A ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em 2014, publicou um estudo mostrando que 122,262 toneladas de resíduos da construção civil são gerados no Brasil todo o dia. Nesse contexto, a escala do problema torna-se impossível de ignorar. A construção gera uma enorme quantidade de resíduos porque depende de soluções rápidas e baratas que precisam ser substituídas todos os anos ou mesmo a cada poucos meses. Simultaneamente, a reciclagem ainda não é obrigatória nos canteiros de obras, resultando no desperdício de muitos materiais valiosos.

Biodiversidade
Pense em como a construção afeta os animais. As primeiras coisas que provavelmente vêm à sua mente são máquinas barulhentas ou trabalho em canteiros de obras durante a noite. A poluição sonora e luminosa impacta fortemente a vida selvagem, especialmente morcegos, texugos e pássaros, perturbando seu ciclo natural do dia. No entanto, é apenas uma parte de um problema muito mais complexo. O trabalho de construção também tem efeitos de longo prazo sobre a vida animal. Para citar apenas alguns:

  • poluição do ar e da água
  • impactos hidrológicos
  • danos aos alimentos
  • fragmentação das populações 

Tais mudanças impactam significativamente os animais, obrigando-os a mudar seu modo de vida e reduzindo sua população. Consequências como essas geralmente não são percebidas pelos tomadores de decisão, pois os problemas podem ser visíveis apenas após um longo tempo (geralmente muito tempo após o término do projeto).

Quais insumos usados na construção civil que mais provocam impactos no meio ambiente?

Os insumos da construção civil usados hoje que mais impactam o meio ambientes são os que consomem grande quantidade de recursos naturais, poluem o ar, geram resíduos para aterros sanitário e agridem a vida animal e vegetal. Alguns exemplos são:

  • Madeira ilegal
  • Lâmpadas fluorescente
  • Gesso
  • Tintas de base solvente
  • Telha de fibrocimento
  • Equipamentos sanitários de alto consumo de água
  • Chuveiros elétricos
  • Plásticos não recicláveis

Porém, hoje já há inúmeras alternativas sustentáveis no mercado para esses insumos e cabe aos profissionais responsáveis pelo projeto proporem essas substituições aos seus clientes.

Como reduzir impactos da construção civil no meio ambiente?

É importante aprender qual o impacto que a construção causa para reduzir os danos. Além da substituição de materiais de construção por opções mais sustentáveis, tem outras três maneiras de ajudar a limitar o impacto ambiental durante o projeto de construção.

1. Construindo Casas Passivas

A casa passiva é um conceito de arquitetura que utiliza materiais e engenharia sustentáveis para eliminar o consumo energético com ar condicionado e aquecedores. Estas casas são construídas para maximizar:

  • Conforto: Mantém uma temperatura ambiente ideal.
  • Qualidade do Ar Interior: Filtra, poluição, alergias, fumaça de incêndios florestais, etc.
  • Eficiência Operacional: Reduz o custo operacional de energia.
  • Tranquilidade: O aumento do isolamento e a redução do vazamento de ar criam uma habitação silenciosa e pacífica.

 2. Projeto Net Zero Home
Uma casa/edifício net-zero é uma estrutura energeticamente eficiente, na qual possui saldo igual a zero em sua média anual de consumo e geração de energia. Simplificando, uma casa net-zero produz no local a energia necessária para diferentes operações domésticas, como cozinhar, aquecer, refrigerar, iluminar, etc. Embora você possa pensar que um monte de painéis solares seria suficiente para criar um net-zero home, o projeto real dessas casas segue uma abordagem muito mais abrangente, como:

  • Orientação: A orientação é levada em consideração para aproveitar ao máximo os recursos naturais como vento e luz solar incidente.
  • Ventilação: Um sistema de ventilação inteligente é aplicado para garantir um efeito natural de aquecimento/resfriamento.
  • Isolamentos térmicos: O projeto arquitetônico se concentra em uma fachada de construção eficiente que reduz a troca térmica, mitigando a troca de calor com o ambiente externo.
  • Eficiência energética: Métodos alternativos de geração de energia são utilizados apenas para atender a demanda de energia excedente dos ocupantes.

 3. Construção enxuta

A construção enxuta é um método de agilizar o processo de construção. Como resultado, garante que não haja desperdício de tempo ou recursos quando se trata de construção. A construção enxuta se concentra em:

  • Eliminar desperdícios: O desperdício de tempo de trabalho e materiais representa um aumento de custo significativo na construção. O desperdício de retrabalho é responsável por cerca de 50% dos custos de horas extras e materiais extras. A construção enxuta explora métodos e materiais alternativos para minimizar ou eliminar o desperdício de retrabalho.
  • Fluxo de trabalho: Implantação de sistemas que criam um fluxo de trabalho contínuo e ininterrupto, confiável e previsível. Por exemplo, utilizando a tecnologia 3D BIM que permite a colaboração e comunicação entre proprietários, designers e comerciantes.
  • Adaptação e melhoria: A construção enxuta descentraliza a tomada de decisões por meio da transparência e do empoderamento. Isso significa fornecer aos participantes do projeto informações sobre o estado dos sistemas de produção e capacitá-los para agir. As oportunidades de melhoria são identificadas e postas em prática durante o projeto e aplicadas a projetos futuros.

Felizmente, nada está perdido ainda. Quando comparamos os últimos dez anos, podemos dizer com certeza que a indústria está mudando lentamente sua abordagem em relação às preocupações ambientais. Por exemplo, a construção sustentável está se tornando uma tendência significativa hoje em dia, apoiada por programas e fundos governamentais. Muitas empresas decidiram investir em tecnologias sustentáveis, como energia solar ou materiais de menor impacto, que ajudam a reduzir o desperdício e minimizar o uso de energia.

Você também pode gostar...