Materiais sustentáveis

Um telhado verde é ideal para você?

O som da chuva batendo em seu telhado durante uma tempestade de verão também pode ser o som de uma oportunidade perdida – para você e para o planeta. Cada vez mais, os proprietários estão descobrindo os benefícios de ter um telhado com vegetação. Além de reduzir os custos com resfriamento e aquecimento para o ambiente e prolongar a vida das coberturas, os telhados verdes também ajudam em uma série de problemas ambientais urbanos – eles filtram as águas pluviais, ajudam a resfriar e limpar o ar da cidade e ajudam a prevenir inundações. Além de trazer uma sensação de bem-estar por nos deixar mais perto da natureza. Mas mesmo com tantos benefícios será que a sua casa ou edifício seria um bom candidato para um telhado verde? 

O que é um telhado verde?

Primeiro, vamos entender o que é um telhado verde.

Os telhados verdes receberam esse nome porque são uma opção sustentável e boa para o meio ambiente. Os telhados verdes costumam ter vegetação e plantas, ou para alguns, até um jardim. A cobertura verde para telhados inclui ervas, grama, plantas resistentes à seca, flores e até vegetais. No entanto, não precisa ser um jardim tradicional ou ter vários tipos de ervas, plantas, árvores frutíferas ou frutas. Poderia ter apenas grama ou plantas perenes, alguns arbustos ou arbustos. 

Há três tipos de telhados verdes, o Extensivo, o Semi-Intensivo o Intensivo.

Extensivo – É aquele que a vegetação é colocada como um tapete sobre um telhado, no qual as pessoas não andam muito. É o tipo mais simples de telhado verde, envolvendo pequenas plantas e vegetação que exigem menos infraestrutura e manutenção. Normalmente, esses telhados são mais leves e com menores camadas.

Semi-intensivo – Suas camadas já são um pouco mais espessas, próprias para a plantação de arbustos e árvores médias, sendo principalmente compostos por plantas menores.

Intensivo – São telhados verdes mais complexos, contendo árvores, arbustos e passarelas. Requerem infraestrutura intensiva, como sistema de irrigação, drenagem, barreiras radiculares e muito mais. Eles são tipicamente mais profundos e pesados do que outros telhados verdes.

Benefícios do telhado verde para você

Os telhados verdes podem economizar os custos com resfriamento e aquecimento dos proprietários. A cobertura vegetada de um telhado verde ajuda a resfriar o ar através da evaporação, proporcionando sombra e formando uma superfície com menor absorção do calor solar do que o telhados escuros. No verão, uma casa com telhado verde pode ficar mais fria do que uma casa com telhas pretas que absorvem o calor – usando menos energia no ar condicionado. Durante o inverno, o isolamento térmico fornecido pelas camadas do telhado verde também pode ajudar a reduzir os custos de aquecimento. 

Além disso, um telhado verde pode ajudar a reduzir o ruído em sua casa, e a proteção oferecida por essa cobertura pode mais que dobrar a vida útil do telhado existente na edificação. 

Benefícios do telhado verde para o planeta

Os telhados verdes também são uma ótima solução para o meio ambiente. As redes de água pluviais tornam-se poluídas, em parte porque a água da chuva cai de calçadas, telhados e asfaltos diretamente nelas, trazendo junto todas as impurezas. Os telhados verdes podem absorver até 90% da chuva que cai sobre eles. Suas camadas filtram essa água, removendo os poluentes antes que a água continue seu caminho para córregos e rios. Ao retardar o fluxo de águas pluviais para os esgotos após uma chuva, as coberturas vegetadas também podem ajudar a evitar inundações. Além disso, as plantações em telhados verdes ajudam a absorver toxinas e dióxido de carbono no ar à medida que fazem fotossíntese, e podem fornecer um habitat bem-vindo para a vida animal.

No verão, uma casa com telhado verde pode manter o ar da cidade mais fresco. A extensão de superfícies escuras e envidraçadas em áreas altamente desenvolvidas é responsável pelo “efeito de ilha de calor urbano”, no qual aumenta a temperatura das cidades, acentuando a poluição atmosférica (que se forma mais facilmente em temperaturas mais altas) e maximiza os custos de ar condicionado e o consumo de energia.

A cidade de Chicago, nos Estados Unidos, realizou um grande investimento em coberturas vegetadas, tendo mais de 450 telhados verdes em construção já em 2008. Um estudo de energia realizado pela Weston Design Consultants estimou que o pico de demanda na cidade seria reduzido pelo equivalente a uma pequena usina nuclear se todos os telhados de Chicago fossem verdes, devido à consequente redução de ar condicionados e aquecedores dentro dos ambientes. 

Um telhado verde é ideal para você?

Como mostrado acima, o telhado verde tem grandes benefícios, mas será que ele é ideal para você? Abaixo mostramos 5 pontos que devem ser considerados antes de optar por um telhado verde.

  • Considerar a inclinação 

Primeiro, considerar a inclinação do telhado. Para a instalação de uma cobertura vegetada, é ideal que o telhado tenha uma inclinação menor do que 30 graus, para que não ocorra deslizamento das camadas. Então, se o seu telhado for plano ou não tiver mais de 30 graus de inclinação e estiver em um local ensolarado relativamente sem sombra de árvores, você poderá fazer um telhado verde em sua casa. 

  • Considerar a carga adicional 

Outro ponto a ser considerado é a peso adicional que uma cobertura vegetada trará a um telhado. Não há dúvida sobre isso, os telhados verdes são mais pesados e, como tal, requerem mais suporte estrutural para serem implementados. Normalmente, a cobertura vegetal adicionará entre 50 e 200 kg/metro quadrado a um telhado existente. Contudo, geralmente os telhados planos são capazes de lidar com essa carga extra, e apenas alguns telhados precisem ser adaptados para lidar com o aumento do peso.

  • Considerar a manutenção

Também é necessário considerar a manutenção periódica que um telhado verde exige. Para que um telhado verde beneficie um proprietário, todas as plantas devem prosperar e permanecer em excelente forma. Se a vegetação morrer, um telhado verde já não trará mais benefícios e não será mais um investimento prático. Além disso, devem ser considerados os possíveis danos e vazamentos causados pelo crescimento das raízes das plantas. Estas podem penetrar na membrana impermeável e provocar vazamentos no telhado que podem levar a danos estruturais. É necessário manutenção constante para evitar esses transtornos.

  • Considerar o clima local

Considerar o clima local é um ponto muito importante quando você estiver pensando em instalar um telhado verde em sua casa. O telhado verde tem o melhor custo-benefício quando é instalado em edificações em locais onde há chuvas constantes e temperaturas fora da faixa de conforto térmico. 

Quando um telhado verde é instalado em locais muito secos, há a necessidade de irrigação constante, aumentando o consumo de água potável e tornando essa alternativa uma solução não tão sustentável. 

  • Considerar o custo

Por último, o custo do telhado verde é um ponto que também deve ser levado em consideração. Os telhados verdes são vantajosos, mas infelizmente tendem a ser um pouco mais caros do que as opções de telhado padrão. Isso acontece devido ao reforço extra na estrutura necessário para lidar com o aumento de peso da cobertura e pelo custo da manutenção periódica. Os custos de paisagismo e jardinagem devem ser considerados mesmo com plantas simples. Porém, os benefícios que o telhado verde traz, com o tempo, compensam o dinheiro que gasto com essa alternativa. 

Embora os sistemas de telhados verdes tenham inconvenientes, quando bem projetados e conservados seus prós superam em muito seus contras. Quer opte por um telhado verde extensivo, semi-intensivo ou intensivo, certamente colherá os seus muitos benefícios ao longo dos anos. 

Você também pode gostar...