Materiais sustentáveis

Madeira Plástica: o que é e aonde usar?

O que é Madeira Plástica?

No lugar da madeira tradicional das árvores, a madeira plástica reciclada é uma maneira muito eficaz de tornar os projetos de construção ecologicamente corretos. A madeira plástica é um produto semelhante a madeira, porém, feita de plástico reciclado misturado com outros materiais recuperados, como resíduos de madeira ou fibras recicladas.

O produto completo é então utilizado como alternativa para madeira, concreto e até metais, devido a sua alta resistência e durabilidade. 

Quais são as vantagens de usar Madeira Plástica?

Ecologicamente correto

Um dos maiores benefícios do uso de madeira plástica é o fato de ser uma abordagem ecológica eficaz. Ao desviar os plásticos dos aterros, evita-se que esse material não degradável cause impactos ao meio ambiente ao longo do tempo.

Além disso, auxilia no combate ao desmatamento, por ser uma alternativa à madeiras nativas. 

Durável

Madeiras plásticas não são porosas, são resistentes à água e resistentes a produtos químicos, o que as torna um produto muito durável. Também é um material resistente a insetos e outros animais, o que o torna muito bom para o sistema de vedação.

Além disso, não racha ou lasca, o que as torna ideal para equipamentos de playground, por exemplo, pois não pode lascar nas mãos ou nos pés. 

Fácil manutenção

Aqueles que tiveram a experiência de manutenção de deck de madeira ao longo dos anos sabem como isso pode ser desafiador, caro e frustrante às vezes. Com madeira plástica, no entanto, há pouquíssima manutenção, sendo necessário apenas limpeza periódica. Além disso, vem pré-colorido, portanto, não requer pintura ou coloração.

Versatilidade

Assim como a madeira, a madeira plástica é fácil de processar e trabalhar. Pode ser cortado, perfurado e fixado com facilidade, o que significa que os projetos podem ser concluídos rapidamente e sem esforço. 

Econômico

A cereja do bolo é o fato de ser muito mais econômico em relação à madeira ou madeira serrada. Embora possa ter um preço de compra mais alto, quando calcula-se os custos de instalação, substituição, descarte e manutenção na equação, percebe que a madeira plástica realmente economiza um bom dinheiro ao longo de sua vida útil. Esta é outra propriedade que torna as vedações de plástico de polietileno de alta densidade sustentáveis.

Quais são os tipos de madeira plástica reciclada?

Polietileno de Alta Densidade – a principal característica deste tipo é que ele é composto de 95% de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), que é o mesmo material de que são feitas as leiteiras plásticas. É muito adequado para soluções de paisagismo e decks. Além disso, ele vem em várias cores, o que lhe dá uma aparência agradável e elimina os custos de pintura.

Madeira mesclada – esta é feita de termoplástico recuperado, que se refere a um plástico que tem a propriedade de ser refundido e remoldado no produto final desejado. Possui concentração de 80 a 90% de polietileno. É muito econômico e também adequado para soluções de paisagismo.

Madeira serrada – como o próprio nome sugere, esse tipo é feito de plástico reciclado misturado com serragem. O plástico também pode ser misturado com outras fibras recicladas. Também contém 50% de polietileno. Além disso, tem os benefícios adicionais de menos vazios, maior rugosidade da superfície e melhor tração, o que o torna uma opção muito boa para cercas de plástico de polietileno de alta densidade.

Madeira Reforçada com Fibra – neste tipo o plástico reciclado é misturado com fios de fibra de vidro que podem ser picados ou contínuos. É adequado para estruturas de suporte porque geralmente é mais firme do que outros tipos de madeira plástica. São ideias para equipamentos de playground, funções estruturais e cercas.

Onde a madeira plástica é utilizada?

Com mostrado anteriormente, a madeira plástica pode ter várias finalidades, tornando-se um material muito versátil. Seu uso é feito principalmente em áreas externas e elementos decorativos. Abaixo encontra-se as principais aplicações desse material.

Pergolados

Revestimentos/Fachadas

Decks

Móveis

Cercas

Playgrounds

Brises

Trilhas suspensas

Benefícios para a Comunidade

O maior benefício da madeira plástica é o fato de ser ecologicamente correta. No entanto, também traz outros benefícios para a comunidade, como o fato de criar oportunidades adicionais de negócios e trabalho por ser um material novo.

Outro grande benefício é o fato de ter custos de manutenção de longo prazo mais baixos do que a madeira. Isso implica em economia para compradores em grande escala, como governos locais e outras organizações.

Por último, ajuda os governos locais a descartar aterros perigosos de forma eficaz e a fazer uso eficiente dos resíduos de madeira.

Você também pode gostar...