Materiais sustentáveis

Materiais para Eficiência Energética

Os benefícios de uma edificação energeticamente eficiente não se limitam à economia de eletricidade. Edifícios eficientes também visam criar uma vida mais confortável, segura e saudável. Se você está em uma missão para construir um prédio ou uma casa, aproveite esta oportunidade para torná-la energeticamente eficiente. Você pode usar materiais de construção modernos e ecologicamente corretos para criar uma edificação mais eficiente e sustentável.

Reunimos aqui uma lista de materiais de construção energeticamente eficientes que você pode considerar em seu projeto.

1. Terra (taipa)

Desde os tempos antigos, as pessoas têm criado suas casas com a terra. As casas feitas de taipa são fortes e
duráveis, de acordo com pesquisa a pesquisa realizada pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) a taipa é resistente às intempéries. A espessura e a densidade do solo podem protegê-lo de climas adversos e ruídos externos. Além disso, são à prova de fogo e pragas e necessitam de pouca manutenção. É um dos melhores materiais de construção, sendo ecologicamente correto e bom para saúde e bem-estar.

2. Vidros Low-E

Os vidros são um elemento chave de uma edificação. O uso de vidros de alto desempenho, como os Low-E, ou baixa emissividade, podem ajudar a manter os ambientes internos frescos durante o verão ao bloquear a radiação infravermelha. Durante o inverno, essas janelas retêm o calor no interior, mantendo uma temperatura agradável no edifício. O fluxo de calor pode ser reduzido em até 50% usando esse tipo de vidro.

3. Telhados claros

Os telhados claros usam a teoria das cores para manter uma edificação fresca. Todos sabemos que o preto absorve calor e o branco o reflete. Este conceito é usado nas coberturas. Mais útil para países quentes, pode ser uma maneira eficiente de manter uma edificação com níveis controlados de calor. Quando a luz do sol atinge a superfície branca do telhado, 80% dela é refletida, 10% aquece a atmosfera, 8% é absorvida pelo ar e 1,5% aquece o edifício.

4. Formas de concreto isolantes

Produzidas através do processo de concretagem entre várias camadas de material isolante, como o EPS, as formas de concreto isolante ficam permanentemente presas à estrutura da edificação, resultando em um alto nível de resistência e durabilidade, além de níveis de eficiência energética capazes de atender aos requisitos de normas e certificações. Formas de concreto isolantes resistentes a desastres também evitam mofo, bolor e apodrecimento.

5. Painéis de isolamento a vácuo

Os painéis de isolamento a vácuo (VIP) são o futuro da construção de casas com eficiência energética. Um painel de 3 cm isola o calor sete vezes mais do que isolantes tradicionais. A estrutura é um retângulo prateado com um painel central todo fechado por um envelope hermético. Prevê-se que este seja um dos elementos-chave para construir uma edificação energeticamente eficiente.

6. Aço reciclado

Uma casa média consome cerca de 40 a 50 árvores para ser construída. Por outro lado, é possível construir a mesma casa com aço equivalente a seis carros de sucata. O aço é um dos materiais de maior reciclabilidade, e pesquisas afirmam que dois em cada três quilos de aço novo são produzidos a partir de aço antigo. Além disso, são sustentáveis, pois usam menos energia e emite menos emissões de CO2 do que
muitos outros materiais de construção.

7. Isolamento de espuma projetada

Em vez de isolamento de fibra de vidro e celulose para manter o ar condicionado preso, outra alternativa pode ser o isolamento de espuma de spray. O vazamento é baixo e pode ser usado durante todo o ano. Não há emissões nocivas e é resistente à água e à prova de encolhimento.

8. Madeira plástica ou madeira ecológica

Estruturas de madeiras comuns estão sujeitas a mofo e podridão. A madeira plástica ou madeira ecológica é fabricada usando uma combinação 50-50 de resíduos plásticos e fibras de madeira, tornando-a resistente a mofo e menos tóxica. Por não degradarem, auxiliam no isolamento e na sensação de conforto dentro do ambiente.

Concluindo

Cada material de construção tem suas vantagens e desvantagens. Com base na localização que será usado e no seu de design, a escolha tem que ser feita para melhor atendem às finalidades daquela construção. Sempre é necessário certificar-se de olhar para todos os ângulos possíveis para construir uma edificação energeticamente eficiente.

Você também pode gostar...