Uncategorized

Piscinas biológicas: o que são?

Se você está procurando uma piscina ecológica e livre de produtos químicos, considere construir uma piscina biológica em seu quintal. Quer saber como funciona uma piscina biológica sem o uso de cloro ou outros produtos químicos e como construí-la? Leia o texto abaixo.

O que é uma piscina biológica?

Uma piscina biológica é uma piscina livre de produtos químicos que usa os mesmos princípios da natureza para filtrar microorganismos nocivos. É assim que o sistema funciona: A piscina tem duas partes distintas: a área de natação e uma zona de regeneração que apresenta todos os tipos de plantas que se alimentam hidroponicamente na água.

Além disso, existem bactérias aeróbicas e anaeróbicas em um filtro biológico e na zona de regeneração que cuidam dos elementos indesejáveis. A água passa pelo filtro, entra na zona e volta para a área de natação, clarificada e completamente limpa. Sem o uso de nenhum produto químico.

Quais são os benefícios de uma piscina biológica?

A vantagem mais importante é que não há produtos químicos na água, mantendo o ambiente da piscina seguro e limpo – além disso, o proprietário não precisa se preocupar com as despesas de compra de produtos químicos temporada após temporada.

Outra vantagem é o consumo energético. Uma piscina biológica consome bem menos energia do que uma piscina tradicional, pois não há necessidade de motores elétricos em sua filtragem.

Por último, um dos melhores benefícios é que o proprietário recebe um bônus: a zona de regeneração da piscina funciona como um belo jardim aquático.

Uma piscina biológica atrai mosquitos?

Como a água em uma piscina natural não é desinfetada nem esterilizada por produtos químicos artificiais, sal ou meios mecânicos, é compreensível que um proprietário possa desconfiar da segurança da água. Por métodos puramente orgânicos, no entanto, a água é limpa porque está em constante movimento ao passar por um filtro biológico e entrar na zona de regeneração. (Como diz o velho ditado, “água parada corre suja.”)

Além disso, como a água está sempre em movimento, os proprietários não precisam se preocupar com a infestação de mosquitos; mosquitos preferem se reproduzir em água parada.

As algas crescerão em uma piscina biológica?

Sim, as algas vão crescer – uma pequena quantidade é realmente necessária para a zona de regeneração. Quando a quantidade é pequena as plantas aquáticas escolhidas vão competir com as algas por nutrientes, fazendo com que elas não sobrevivam. E se alguma alga entrar na piscina, o varredor de piscina ou o aspirador resolverão o problema.

Mas se a quantidade for grande, você vai querer se livrar das algas não apenas porque elas não são bonitas, mas também porque elas usam os nutrientes e a luz que deveriam alimentar suas plantas. A melhor maneira de deter as algas é trazer o maior número possível de plantas e manter um nível de pH normal (5,5-6,5) eliminando o fósforo. Adicionar plantas e deixá-las competir por nutrientes é a maneira mais segura de proteger seu ecossistema aquático, mas se isso não funcionar, você terá que ficar de olho no nível de fósforo. Observe que as principais fontes desse nutriente de algas são a urina e os fertilizantes, portanto, avise as pessoas para usar o banheiro antes de entrar na piscina. Para estimular alguma atividade biológica, você também pode tornar a aeração mais frequente.

Posso transformar uma piscina comum em uma piscina biológica?

Sim, mas lembre-se de que a área ao redor da piscina comum atual deve ser grande o suficiente para acomodar a zona de regeneração necessária. Além disso, o encanamento será modificado para lidar com o movimento da água da zona de regeneração para a área de natação.

Como construir uma piscina biológica?

Sua piscina natural pode ser simples ou muito complexa – depende de quanto você está disposto a gastar nela. É verdade que a construção dessas piscinas custam mais do que as comuns, porém a redução de custo a longo prazo com energia e produtos químicos, além de proporcionarem o prazer um habitat natural e livre de substâncias químicas, compensam cada centavo. Veja como construí-la.

  1.  Mantenha o seu design simples

O design e as características de uma piscina verdadeiramente natural devem ser simples. De fato – a piscina parecerá muito mais impressionante com grandes estruturas de pedra e cachoeiras, mas elas não são baratas de executar nem fáceis de manter. Em vez disso, você pode adicionar beleza com plantas e vida selvagem, ou criar belos degraus de pedra que levam às piscinas naturais.

  1. Mantenha o fundo plano

As piscinas naturais devem sempre ter um fundo plano, pois qualquer outra coisa tornaria o processo de escavação muito complicado. Uma piscina natural plana também é mais fácil de limpar e mais segura para nadar. Além disso, custa muito menos do que qualquer outro design.

  1. Ir para uma forma de caixa 

Se você quer uma piscina barata, fique com os clássicos. A maioria das piscinas são retangulares ou em forma de caixa, e há uma boa razão para isso.

Essas formas são as mais fáceis e, portanto, mais acessíveis de construir, pois você pode encontrar facilmente materiais para elas. No entanto, você deve verificar se o produto de tanque contém fosfatos, pois eles podem alimentar as algas e causar sérios problemas no futuro.

  1. Faça a superfície o maior possível

Da mesma forma que com a profundidade, a superfície da sua piscina natural deve ser grande, para que você não sofra um ataque de algas. As piscinas mais saudáveis são aquelas com uma área transversal mínima de 50 m2.

  1. Evite muitos acessórios

Tubos e conexões são necessários para permitir que sua piscina funcione, mas não são agradáveis aos olhos. Como sua piscina deve parecer natural, planeje um local adequado para cada uma dessas luminárias e certifique-se de que elas não sejam visíveis para o nadador. Isso pode ser problemático com uma pequena piscina para equipar, mas não é impossível – pense de forma criativa e você terá ótimas ideias que nem custam muito. 

  1. Quanto mais raso melhor 

As piscinas biológicas podem ser tão rasas ou profundas quanto você quiser, mas faze-la com 1,8 m ou menos, reduz custo e ajuda na manutenção.

Ter uma piscina profunda também encurtará a temporada de natação, pois a água será muito mais fria do que em uma lagoa rasa. Por outro lado, piscinas mais rasas são mais propensas ao crescimento de algas, devido a maior temperatura da água.

  1. Use um furo ou poço (se disponível)

Aqueles entre vocês que têm a sorte de ter água de poço no quintal podem encher sua piscina com essa água, pois assim reduzirá custos e deixará a piscina ainda mais natural. No entanto, você deve examinar a água e tratá-la até que esteja adequada para nadar, e provavelmente precisará de ajuda especializada.

  1. Use um revestimento preto para aproveitar ao máximo a luz do sol

Os revestimentos pretos absorvem o calor melhor do que qualquer outra cor, de modo que o aquecimento se torna muito mais barato ou até mesmo desnecessário. Dessa forma, seus custos de manutenção serão significativamente reduzidos.

  1. Crie o plano de drenagem mais eficiente possível

Construir uma piscina é divertido, mas também pode ser perigoso se manuseado de forma errada. A razão pela qual tantas piscinas falham é o seu sistema de drenagem deficiente. Ao planejar a piscina, você deve garantir uma drenagem suficiente, pois isso economizará muito trabalho de reparo a longo prazo. Há muitos pontos menos problemáticos em seu plano de criação de plano onde você pode economizar algum dinheiro. A drenagem não é uma delas.

  1. Faça o tratamento adequado de água

O uso de água fresca de poço lhe garantirá uma boa qualidade de água, custando muito pouco, mas se você não tiver isso, precisará lidar com a qualidade apropriada da água, para evitar o crescimento de algas e seres-vivos indesejados. Bombear água através de leitos de cascalho com plantas não é a resposta, embora algumas fontes de informação possam levá-lo a esse caminho. O ideal é contratar profissionais especializados para instalar a piscina no seu jardim.

  1. Coloque suas plantas estrategicamente

Agora, escolha as plantas adequadas. A melhor escolha são plantas que correspondam ao seu clima local. Os fornecedores de plantas nativas certamente terão algumas sugestões sobre quais plantas você deve usar. Outra ideia legal são as plantas aquáticas incrivelmente populares que você pode encontrar em qualquer casa ou centro de jardinagem.

Aqui estão algumas plantas que você pode considerar:

  • Ciperáceas (Carex)
  • Juncos (Scirpus)
  • Íris aquáticas ou taboas menores (Typhaangustifolia),
  • Prímulas (Ludwigia)
  • Erva daninha (Pontedeiacordata)
  • Ponta de flecha (Sagittaria).
  • Hornwort (Ceratophyllum) – plantas submersas com excelente produção de oxigênio
  • Alga aquática (Elodea) – plantas submersas com excelente produção de oxigênio
  • Nenúfares (Nymphaea),
  • Algas (Potamogeton),
  • Lentilha comum (Lemna minor)

Sempre se certifique de que as variedades que você escolheu não sejam um perigo para as outras plantas que você tem.

  1. Faça sempre a manutenção da sua piscina biológica

Por último, aprenda a manter a sua piscina biológica. Se você deseja prolongar a vida útil da sua piscina biológica bem vegetada, certifique-se de remover o lixo das plantas pelo menos duas vezes por ano. O nível da água deve ser sempre o mesmo, mesmo que isso signifique adicionar água quando necessário.

Obtenha alguns kits de teste para examinar o nível de pH – você pode encontrá-los em todos os centros de jardinagem e nem precisa pagar muito por eles. Ao mesmo tempo, eles o alertarão sobre problemas que você desconhece e que podem colocar em risco a segurança de sua piscina natural.

A saúde biológica da sua piscina não é tudo o que você precisa pensar. Você também precisa controlar os sistemas mecânicos pelo menos uma vez por ano. Por exemplo, você deve examinar as mangueiras de ar para confirmar que não há rachaduras e obstruções, remover depósitos limpando seus difusores com vinagre e examinar as conexões de suas bombas regularmente. Se você considerar esses cuidados, terá uma bela piscina natural para desfrutar por muitos anos.

Adicione o texto do seu título aqui

Você também pode gostar...