Uncategorized

O Que Isolamento Acústico Tem a Ver Com Sustentabilidade?

Nossas casas devem servir como uma pausa tranquila e pacífica da agitação do mundo exterior. Mas isso está se tornando cada vez mais difícil à medida que o mundo fica mais movimentado e barulhento todos os dias – especialmente para aqueles que trabalham em casa e precisam de um pouco de silencio para exercer suas atividades.

A melhor maneira de abafar o barulho do tráfego, sirenes, aviões, buzinas, conversas e outras intrusões barulhentas acontecendo dentro e ao redor de sua casa é por meio de isolante acústico, os quais podem ser instalados pisos, paredes e tetos de um edifício. Aqui, daremos mais informações sobre isolamento acústico e materiais sustentáveis que podem ser utilizados para reduzir os níveis sonoros de uma edificação.

Qual o impacto do isolamento acústico em uma edificação?

Melhorar a qualidade do som e a acústica dentro de uma edificação pode impactar positivamente a produtividade dos funcionários em ambientes de escritório, melhorar a qualidade de vida dos moradores de uma residência e aumentar o ciclo de vida das estruturas. Assim, o projeto de isolamento acústico não é mais um luxo para projetos de alto padrão. É uma necessidade que tem impactos de longo alcance em edifícios de todos os tamanhos e tipos.

A acústica deve ser considerada no início do planejamento e design do projeto. O nível de som desejado para um espaço ditará quais materiais de construção devem ser usados e onde. Especificamente, ao projetar uma edificação que requer um ambiente mais silencioso, o isolamento acústico desempenhará um papel crucial.

Quais são os desafios comuns na acústica de um edifício?

O som é o movimento da energia. Ele é criado quando os objetos vibram e movimentam o ar ao seu redor para produzir os ruídos audíveis que o ouvido humano eventualmente recebe. Quando se trata de acústica arquitetônica, saber direcionar ou diminuir esse movimento de energia para se alinhar com o propósito de um espaço é uma tarefa crítica.

Para complicar a questão, as características de uma sala afetam como as vibrações sonoras viajam por todo o espaço e afetam as pessoas que a utilizam. Como existem tantas variáveis que podem afetar a forma como o som viaja em um espaço, há vários desafios a serem considerados ao projetar a acústica de um ambiente:

  • Espaços de conceito aberto: Espaços abertos não possuem nada para bloquear ou absorver o ruído aéreo.
  • Ruído Ambiental: Tráfego de veículos, tráfego de pedestres e outros sons no exterior do edifício podem afetar o nível de ruído e a qualidade da acústica em um edifício.
  • Barulho em cômodos vizinhos: Ao planejar o isolamento acústico, é importante considerar o perfil sonoro de todos os cômodos vizinhos aos projetados.
  • Colocação de equipamentos mecânicos: A localização de equipamentos mecânicos, a montagem e aberturas no duto devem ser considerados para que não haja transição de ruído pelo edifício.

Quais as opções de materiais sustentáveis para usar no isolamento acústico?

Atualmente, existem centenas de empresas que oferecem uma grande quantidade de produtos acústicos prontos e sob medida, projetados para melhorar a acústica de qualquer espaço, desde produtos para bloquear o som até a redução da transmissão de ruído. No entanto, à medida que o mercado cresceu em tamanho, aumentaram também as preocupações em torno do impacto ambiental de todos esses produtos. Assim, começaram a surgir alternativas sustentáveis para isolamento acústico. Abaixo temos alguns exemplos.

Isolamento acústico feito de pneu de borracha reciclado

Mantas Acústicas feitas com pneu reciclado em sua formulação e que oferece uma eficiente base antivibração, reduzindo o impacto do som. Utilizada geralmente entre lajes e contrapisos.

Paredes de musgo (Moss Wall)

Uma parede de musgo acústica é um grande painel coberto de musgo especialmente tratado. Absorvem efetivamente o som de uma variedade de frequências exigindo pouca ou nenhuma manutenção. Assim, essa alternativa é solução ideal para melhorar os níveis sonoros de um ambiente, enquanto proporciona uma estética impactante.

Fibra de coco

Cocos contêm fibras naturais que são conhecidas por absorver o som. O isolamento feito de fibras naturais de coco é permeável e regulador de umidade. As fibras de coco têm alto teor de lignina e, portanto, baixo teor de celulose, o que o torna resiliente, forte e altamente durável. O material proporciona grande isolamento acústico aos ambientes.

Madeira mineralizada

O Painel de Madeira Mineralizada é um painel acústico ecologicamente correto e econômico para uso em uma ampla gama de aplicações de parede e teto. As fibras de madeira envoltas em cimento torna este um excelente isolamento acústico. Podem ser usados para controle de som e ruído de uma grande variedade de espaços, incluindo escolas, ginásios, salas de aula, auditórios, estúdios, restaurantes, bares, locais de entretenimento, estandes de tiro, fábricas e instalações industriais.

Como usar plantas para isolamento acústico?

Outra grande alternativa sustentável para o isolamento acústico é o uso de plantas.

As plantas têm muitos benefícios conhecidos para seus ambientes e para as pessoas que vivem neles. A redução de ruído é um daqueles benefícios menos conhecidos. As plantas são usadas em muitas aplicações para reduzir o ruído. Um exemplo importante são as cercas-vivas utilizada em muros, para reduzir os ruídos dos veículos nas ruas.

Outras duas aplicações de plantas para reduzir níveis sonoros em uma edificação são as coberturas e as paredes verdes. Um telhado verde ou parede viva na área externa podem ajudar a minimizar a poluição sonora do ambiente externo, enquanto uma parede verde no interior ajuda a reduzir a quantidade de ruído que viaja dentro de um edifício.

Existem várias maneiras pelas quais as plantas podem reduzir o ruído.  A principal maneira é pela absorção sonora por parte dos caules, folhas, galhos e madeira. Aqueles com uma superfície mais áspera são ainda mais eficazes na absorção do som. Para salas com pisos de concreto ou pedra expostos, onde controlar a acústica pode ser um desafio, incluir uma parede verde interna pode fazer uma diferença realmente impressionante.

Pensamentos finais

O uso de isolamento acústico pode melhorar muito a qualidade do som em um edifício. A substituição de isolantes acústicos comuns no mercado por alternativas sustentáveis pode minimizar ruídos indesejados e ainda tornar o ambiente mais agradável e ecologicamente correto.

Você também pode gostar...