Impacto Ambiental

Economia Circular e o Diagrama de Borboleta

O que é o Diagrama de Borboleta?

O Diagrama de Borboleta (Butterfly diagram ou Diagrama Sistêmico) foi desenvolvido pela Fundação Ellen MacArthur com base nos modelos desenvolvidos no livro Cradle to Cradle. Ele é considerado uma ferramenta que nos ajuda a compreender a aplicar a Economia Circular em nossos processos. Com ele, compreendemos na prática como atingir a Economia Circular.

Você já sabe o que é Economia Circular? Se a resposta for não, você pode ler sobre o tema no post que fizemos sobre o tema. É só clicar aqui!

O Diagrama da Borboleta é representado pela figura abaixo. É dividido em dois ciclos (biológico e técnico) e contém os processos específicos de cada um deles.

Ciclo biológico e Ciclo técnico

O Diagrama de Borboleta é dividido em dois ciclos, chamados de Ciclo Biológico e Ciclo Técnico. Na figura do diagrama, o ciclo biológico é verde e está do lado esquerdo, enquanto o ciclo técnico é azul e está do lado direito.

  • Ciclo biológico: é o ciclo dos processos de nutrientes biológicos, ou seja, materiais considerados renováveis e que se decompõem quando voltam para a natureza. Consideramos neste ciclo a Gestão dos fluxos renováveis. Exemplos de nutrientes biológicos são: madeira, papel, algodão, entre outros.
  • Ciclo técnico: composto por materiais técnicos, são considerados finitos e que não sofrem decomposição. Assim, os processos que envolvem estes materiais tendem a prolongar o ciclo de vida até o máximo possível. Neste ciclo, consideramos a Gestão de estoques de materiais. Exemplos de nutrientes técnicos são: plástico, ferro, alumínio, entre outros.

A aplicação contínua dos processos apresentados no diagrama direciona para uma resolução comum: “Minimizar perdas sistêmicas e externalidades negativas”. Com isso, indústrias e comunidades conseguem minimizar (ou até zerar) a geração de resíduos e uso de aterros sanitários, bem como diminuem as externalidades negativas durante seus processos.

Se quiser saber mais sobre o Diagrama de Borboleta, confira os materiais publicados pela Fundação Ellen MacArthur aqui

Você também pode gostar...