Emissão de carbono Impacto Ambiental

Saiba como reduzir sua Pegada Ecológica!

Você já ouviu falar no termo Pegada Ecológica? Se a resposta for não, você aprende tudo neste post aqui!

A Pegada Ecológica é um indicador de sustentabilidade que contabiliza os “rastros” que deixamos no planeta Terra, seja de uma pessoa, de uma cidade ou da humanidade.

Para descobrir qual o tamanho do seu rastro, é possível calcular a sua pegada ecológica proposto pela Global Footprint Network aqui. Mas existem outros testes online que calculam a pegada ecológica como pegadaecologica.org.br.

Agora que você já fez o cálculo da sua Pegada, vamos aprender a diminuir?

O que fazer para diminuir minha Pegada Ecológica?

Existem várias maneiras de diminuir a pegada ecológica. Todas elas são importantes para ajudar a proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais para as gerações futuras.

Podemos classificar as ações em 5 blocos: ALIMENTAÇÃO, HÁBITOS, CONSUMO, MORADIA e TRANSPORTE.

Agora, vamos listar algumas atitudes que podem ajudar:

  1. ALIMENTAÇÃO: consuma alimentos da estação, orgânicos e de agricultores locais. Com isso, você reduz o consumo de agrotóxicos e colabora com a exploração mais racional dos recursos. Diminuir o consumo de proteína animal e de produtos industrializados é tão importante quanto!
  1. HÁBITOS: procure atividades que deem valor à mão de obra local e aos produtos locais da região que você se encontra. Atividades de lazer que contribuam com o meio ambiente, como viagens mais sustentáveis e que mantenham paisagens naturais.
  1. CONSUMO: uma das práticas que pode ajudar a reduzir a pegada, é diminuir o consumo. Hábitos consumistas prejudicam muito o meio ambiente. Procure consumir produtos “verdes” e manter os produtos em uso pelo maior tempo possível.
  1. MORADIA: em casa, existem diversas formas de melhorar o uso dos recursos. Reduzir o consumo de energia elétrica, com eletrodomésticos mais eficientes e lâmpadas de LED é uma boa escolha. Já pensou em gerar sua própria energia com placas solares? Além da energia, é importante ter consciência sobre o consumo de água. A sua conta de água está correta? Existe algum vazamento na sua casa? Verifique sempre que possível. Utilizar água da chuva para usos não potáveis, também é uma ótima opção.
  1. TRANSPORTE: utilize transporte público, bicicleta e percursos a pé, sempre que possível. Um dos maiores problemas do aquecimento global é a combustão de combustíveis gerados pelos automóveis. Por isso, o uso consciente e mais sustentável para o transporte é essencial para diminuir sua pegada.

É possível reduzir a pegada ecológica! Pequenas ações e mudanças nos hábitos de consumo podem ter um grande impacto e são uma solução viável para adotar um estilo de vida mais sustentável.

O primeiro passo você já sabe! Está na hora de calcular sua pegada ecológica!

Você também pode gostar...