Impacto Ambiental

Resíduo doméstico: saiba o que é e o que fazer!

O que são resíduos sólidos?

Resíduos sólidos são todos aqueles materiais comumente descartados por não possuírem mais utilidade. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira, são definidos como sendo todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade.

Nas cidades, são chamados os resíduos sólidos de Resíduos Sólidos Urbanos e ele é composto por resíduo doméstico e resíduo de limpeza urbana. No Brasil, segundo o relatório Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2021 da Abrelpe, o brasileiro gerou, em média, 1,07kg de resíduo sólido urbano no ano de 2020.

Algumas cidades do Brasil contam com coleta de resíduos domésticos, sejam os resíduos orgânicos ou inorgânicos.

Agora vamos te ensinar quais são os resíduos gerados dentro da sua residência e o que fazer com eles.

O que são resíduos sólidos?

Podemos classificar os resíduos domésticos de três formas.

1)     Resíduo Orgânico

Metade dos resíduos produzidos de uma residência são orgânicos, que são compostos por restos de alimentos, como talos e cascas, e resíduos de jardim, como folhas e galhos.

Nas cidades onde há coleta, este tipo de resíduos vai parar em aterros sanitários, gerando uma grande quantidade de gás metano. Também é possível que os resíduos orgânicos sejam descartados em lixões e aterros não controlados, causando impactos ambientais ainda maiores.

Resíduos
orgânicos: restos de alimentos como talos e cascas.

2)     Resíduos recicláveis

Os resíduos recicláveis também são chamados de lixo seco e são compostos principalmente por plástico, papel, vidro e metais. Os resíduos recicláveis precisam ser limpos e secos para de fato terem potencial de reciclabilidade. Uma garrafa PET de refrigerante, por exemplo, precisa ser lavada com água e seca para depois ser descartada.

As embalagens são a maior fonte de lixo seco das residências!

E o mais importante é fazer a SELEÇÃO. Separe o que é plástico, o que é papel, o que é vidro e o que é metal.

Descubra se sua cidade possui coleta seletiva e comece a separar! Mesmo que sua cidade não possua coleta seletiva de resíduos recicláveis, existem diversas cooperativas de catadores de lixo pelo Brasil. Uma delas pode ser da sua região e você pode ajudar diversos profissionais autônomos e diminuir o impacto ambiental do seu resíduo.

Resíduos
recicláveis como garrafas plásticas, latas de alumínio, vidros, entre outros.

3)     Rejeitos

Os rejeitos são aqueles resíduos que não podem ser reaproveitados ou reciclados e nem compostados. São compostos por resíduo dos banheiros, fraldas descartáveis, bitucas de cigarro, entre outros. Algumas embalagens muito sujas, como caixas de pizza engorduradas, também entram nesta classificação.

Os rejeitos representam cerca de 10% do resíduo doméstico e sua destinação são os aterros sanitários.

O que fazer com resíduos orgânicos

Você já viu que os resíduos orgânicos representam cerca de 50% do resíduo doméstico. A alternativa que temos para diminuir o impacto ambiental dos resíduos orgânicos é diminuir o desperdício e transformar em adubo o que foi gerado através da compostagem.

Existem diversas alternativas de compostagem de resíduos orgânicos. Nos grandes centros urbanos, já existem empresas que oferecem os serviços de coleta e compostagem do material. Em menor escala, alguns condomínios preocupados com a sustentabilidade possuem composteiras comunitárias para os moradores. E, por último, é possível compostar seu resíduo dentro da sua própria casa utilizando composteiras domésticas com minhocas.

A composteira doméstica é normalmente formada por três caixas ou compartimentos. O primeiro, de baixo para cima, é onde o biofertilizante gerado será armazenado. As outras duas são as caixas responsáveis pela transformação do resíduo em adubo. São nelas que descartamos o resíduo e deixamos as minhocas trabalharem. Ao final do processo de decomposição da matéria orgânica, obtemos adubo orgânico e biofertilizante para usar em hortas e jardins.

Esquema de composteira doméstica

Agora você já sabe como diminuir o impacto ambiental do seu lixo! Lembre-se: separe os reciclados e composte seus orgânicos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *