Tendências

Tendências da construção sustentável para 2023

Garantir que você esteja fazendo tudo ao seu alcance para manter seus negócios à frente das últimas tendências do setor sempre foi um fator determinante para o sucesso, especialmente quando se considera os desafios impostos à indústria da construção ao longo dos últimos anos – aumento do custo de vida, altos custos de energia, escassez de materiais, atrasos nas construções, falta de mão-de-obra especializada e muito mais. Olhando para o ano de 2023, no entanto, o futuro imediato da indústria parece promissor, com a expectativa de que a construção cresça em um montante de trilhões a uma taxa de crescimento anual de mais de 4% até o final do ano. O principal impulsionador desse crescimento? Construção sustentável. 

A construção sustentável está se tornando cada vez mais importante à medida que o mundo enfrenta os desafios das mudanças climáticas e do consumo desenfreado dos recursos naturais. Confira a seguir várias tendências importantes na construção sustentável que devem ganhar ainda mais força em 2023. 

  1. Edifícios Net Zero Energy: edifícios Net Zero Energy são projetados para produzir tanta energia quanto consomem, normalmente por meio do uso de fontes de energia renováveis, como solar e eólica. Em 2023, espera-se que mais e mais edifícios sejam projetados e construídos para atender aos padrões de energia zero, já que o custo da energia renovável continua diminuindo e os códigos de construção se tornam mais rigorosos.                                                                                                                                                                                                                                                              
  2. Edifícios vivos: Os edifícios vivos são projetados para imitar as funções dos ecossistemas naturais, incluindo a capacidade de gerar sua própria energia, coletar e tratar sua própria água e até cultivar seus próprios alimentos. Em 2023, espera-se que mais arquitetos e designers explorem as possibilidades de criar edifícios vivos, à medida que os benefícios dessa abordagem se tornem mais amplamente reconhecidos.                                                                                                                                                                                     
  3. Design passivo: O design passivo é uma forma de projetar que leva em consideração o clima local para ajudar a manter temperaturas confortáveis nos ambientes internos sem aquecimento ou resfriamento adicional, o que pode economizar energia e dinheiro. Por existirem muitos vinculados ao design passivo, essa será uma grande tendência nos próximos anos. As estratégias de projeto passivo podem ajudar a reduzir o consumo de energia de um edifício, o uso de água e o impacto ambiental geral. Ao usar materiais e tecnologias de construção ecológicas, o design passivo também pode ajudar a melhorar a qualidade do ar interno e criar um ambiente interno mais confortável e saudável. Além disso, as construções passivas podem ajudar a economizar nas contas de energia e água e reduzir os custos operacionais e de manutenção durante a vida útil de um edifício.                                                                                                                                                                      
  4. Telhados e paredes verdes: os telhados e paredes verdes estarão ainda mais presentes em 2023, utilizados como forma de reduzir o efeito de ilha de calor urbano e melhorar a qualidade do ar. Esses sistemas também são conhecidos por fornecer habitat para a vida selvagem, reduzir o escoamento de águas pluviais e melhorar a estética geral do edifício.                                                                                                                                                                      
  5. Material de construção: Em 2023, há uma tendência crescente no uso de materiais de construção sustentáveis. Esses materiais geralmente são feitos de recursos reciclados ou rapidamente renováveis e são projetados para serem eficientes em termos de energia, água, duráveis e não tóxicos. Por exemplo, madeira laminada cruzada (CLT), bambu e taipa são alguns dos materiais de construção sustentáveis que estão ganhando popularidade na indústria da construção. Conheça mais materiais em nossa Plataforma!                                                                                                                                                                      
  6. Biofilia: Biofilia é uma abordagem de projeto arquitetônico que incorpora elementos naturais e princípios biofílicos em edifícios para melhorar o bem-estar das pessoas que vivem ou trabalham neles. Em 2023, espera-se que a biofilia continue a ganhar popularidade à medida que mais pesquisas mostram o impacto positivo que a natureza pode ter na saúde mental e física.                                                                   

No geral, a construção sustentável está se tornando um foco cada vez mais importante na indústria da construção. À medida que essas tendências continuam ganhando força em 2023, arquitetos, construtores e designers terão um papel importante a desempenhar na criação de edifícios com eficiência energética, confortáveis e ecológicos.