Certificações ambientais

LEED GA, LEED AP, Edge Expert e Fitwel Ambassador: Credenciais para profissionais sustentáveis

O mercado da construção sustentável vem crescendo a cada dia e consequentemente a busca por profissionais desse setor vem aumentando. Para comprovar o conhecimento em construções verdes e mostrar aos clientes a sua área de atuação, os profissionais podem buscar por credenciais, ou acreditações, de certificações ambientais. Nesse texto, apresentamos credenciais para profissionais sustentáveis mais conhecidas no mercado, como obtê-las e qual o valor de cada uma delas.

Profissional LEED GA (Green Associate)

leed-ga

O que é LEED GA?

O LEED Green Associate, também conhecido como LEED GA, é a credencial LEED concedida pela Green Business Certification Inc. (GBCI) aos profissionais que comprovaram seu conhecimento em princípios e práticas de construção sustentável. LEED GA é o primeiro de dois níveis de credenciamento profissional da Certificação LEED.

Como se tornar um LEED GA?

A credencial LEED GA é concedida após a aprovação no exame LEED Green Associate, uma prova do GBCI aplicada pela Prometric, contendo 100 questões de múltipla escolha. As inscrições são feitas pelo site do próprio USGBC

Experiência anterior em edifícios verdes e LEED auxiliam a se sair bem no exame. No entanto, sem qualquer experiência anterior em LEED ou construção sustentável, os candidatos podem passar na prova com confiança na primeira tentativa. É possível encontrar materiais de estudo em diversos locais, incluindo o site do GBC Brasil

O exame pode ser realizado tanto em inglês quanto em português.

Quem pode se tornar um LEED GA?

Não há pré-requisitos para se tornar um profissional LEED GA. Essa credencial se destina a ajudar profissionais de diversas origens, incluindo arquitetos, engenheiros civis, engenheiros elétricos, engenheiros mecânicos, promotores imobiliários, fabricantes de produtos de construção, especialistas ambientais ou até mesmo estudantes à mostrar seus propósitos sustentáveis.

Quanto custa a Acreditação?

taxa da prova para se tornar LEED GA é de U$250,00, ou U$100,00 para estudantes. Porém, para os membros do GBC, o valor reduz para U$200,00. 

O valor dos treinamentos varia de escola para escola.

Quanto tempo dura a credencial de LEED Green Associate?

A credencial LEED Green Associate dura indefinidamente, desde que sejam mantidas a cada dois anos com educação continuada e uma taxa de U$85,00. Isso garante que os profissionais estejam atualizados com este padrão de construção em constante evolução. O LEED GA exige 15 horas de educação continuada a cada dois anos. É possível encontrar mais sobre educação continuada no próprio site do USGBC.

Profissional LEED AP (Accredited Professional)

O que é LEED AP?

LEED AP significa LEED Accredited Professional. Esta acreditação é conferida às pessoas que são especialistas no sistema de classificação LEED. Ser LEED AP garante que o profissional tenha o conhecimento necessário para levar um projeto à certificação LEED e seja bem versado em todos os aspectos da construção sustentável. 

O título é ideal para profissionais que estão trabalhando ativamente em projetos de construção verde e na Certificação LEED

Há 5 diferentes categorias de LEED AP, onde cada uma delas demonstra conhecimento técnico em uma área de atuação. Elas são:

  • LEED AP BD + C: Building Design + Construction (Projeto + construção)
  • LEED AP O+M: Operations and Maintenance (Operações e Manutenção)
  • LEED AP ID + C: Interior Design + Construction (Design de Interiores + Construção)
  • LEED AP ND: Neighborhood Development (Desenvolvimento de Bairro)
  • LEED Homes (Casas)

O profissional pode escolher em qual das áreas irá atuar, podendo escolher mais de uma delas.

Como se tornar um LEED AP?

Para obter a credencial LEED AP, os candidatos devem primeiro ter passado no exame LEED Green Associate. Após ser credenciado LEED GA, o processo para se tornar um Profissional Acreditado LEED é semelhando ao anterior. É necessário passar no exame administrado pelo GBCI, contendo também 100 questões de múltipla escolha. 

Não é obrigatório a realização de cursos preparatórios, porém é altamente recomendado que o candidato se prepare para a realização do teste. 

Para cada categoria de LEED AP, há um exame específico. Caso o profissional deseje ser especializado em mais de uma categoria, é necessário fazer a prova de cada uma delas. 

O exame é realizado em inglês, com exceção do LEED BD+C que também pode ser encontrado em português.

Quem pode se tornar um LEED AP?

Os pré-requisitos para se tornar LEED AP são: possuir uma credencial LEED Green Associate atual e ter 18 anos de idade ou mais. Ter experiência de trabalho em projetos LEED não é obrigatório, porém é fortemente recomendado.

Quanto custa a Acreditação?

taxa do exame para se tornar LEED AP é de U$350,00, e para membros do GBC o valor reduz para U$250,00. 

Assim como para o LEED GA, há várias escolas de construção sustentável com cursos preparatórios para a realização do teste. Os valores de curso para curso.

Quanto tempo dura a credencial de LEED Green Associate?

Assim como O LEED GA, a credencial LEED AP é indeterminada, porém, devem ser renovadas a cada dois anos com educação continuada e uma taxa de U$85,00, garantindo a atualização do profissional nessa área de atuação. O LEED AP exigirá 30 horas de educação continuada a cada dois anos.

Tenha em mente: 

  • O credenciamento/credenciais LEED são obtidos por pessoas 
  • A certificação LEED é concedida a edifícios

Profissional EDGE Expert

edge-expert

O que é um EDGE Expert?

O EDGE Expert é um profissional que auxilia a construtora, o proprietário e a equipe de projeto a entender o sistema de certificação EDGE e orienta-los no processo da conquista do Selo. O escopo do trabalho do EDGE Expert inclui aconselhamento sobre construções eficientes e assistência na preparação de toda a documentação e cálculos necessários para a obtenção da certificação EDGE. 

Ao utilizar a EDGE App, um EDGE Expert fornece uma análise custo-benefício dos conceitos, sistemas e soluções sustentáveis que melhor atendem às intenções do cliente. Para clientes que desejam certificar suas edificações, um especialista EDGE transmite confiança de que um projeto atende ao padrão EDGE.

Como se tornar um EDGE Expert?

Para se tornar um EDGE Expert, é necessário concluir o treinamento EDGE e passar no exame para EDGE Expet. O treinamento EDGE é oferecido pelo USGBC e pode ser encontrado no site deles

Depois de concluir o treinamento, a IFC enviará ao candidato um e-mail com o número de identificação do exame EDGE. A prova é feita pelo computador, monitorada pela Prometric, e consiste em 75 questões de múltipla escolha com um limite de 2,5 horas. O exame EDGE está disponível em inglês, chinês, espanhol, vietnamita e indonésio.

Quem pode se tornar um EDGE Expert?

Os Profissionais LEED AP são pré-qualificados. Porém, para quem não é LEED AP, deve ter uma qualificação de ensino superior em um campo relacionado à indústria da construção ou três anos de experiência trabalhando na indústria da construção (como profissional qualificado ou comerciante) e uma qualificação de ensino superior (não necessariamente em uma construção área relacionada à indústria).

Quanto custa a Acreditação?

investimento necessário para se tornar um profissional EDGE Expert é U$150,00 pelo treinamento e US$100,00 pela prova, sendo um total de U$250,00.

Quanto tempo dura a credencial do Edge Expert?

O EDGE Expert é vitalício, porém, para manter a credencial ativa é necessário concluir pelo menos uma das seguintes tarefas no período de dois anos: 

  • Completar pelo menos uma auditoria EDGE; 
  • Participar do treinamento de reciclagem EDGE Expert de pelo menos 4 horas; 
  • Ou refazer o exame EDGE (U$100,00)

Profissional Fitwel Ambassador

Fitwel-Ambassador

O que é um Fitwel Ambassador?

Os Fitwel Ambassador são profissionais que adotam a construção saudável da Certificação Fitwel desde o início da obra até a operação, e buscam promover esse padrão no setor da construção civil. Entendem e aplicam a conexão baseada em evidências entre arquitetura e saúde. Além disso, são capazes de navegar na Ferramenta de Certificação Digital Fitwel para ajudar os clientes a acompanhar o progresso e obter as certificações Fitwel.

Como se tornar um Fitwel Ambassador?

Para se tornar um Fitwel Ambassador, você deve fazer o treinamento online do Fitwel Ambassador e passar em um exame de 50 perguntas múltipla escolha com uma pontuação mínima de 80%.

Quem pode se tornar um Fitwel Ambassador?

Qualquer um pode se tornar um Fitwel Ambassador, o único pré-requisito é finalizar o treinamento e atingir a pontuação mínima no exame.

Quanto custa a Acreditação?

O valor para se tornar Fitwel Ambassador é de U$300,00, já incluindo o treinamento e a exame.

Profissional GBC Casa e Condomínio

gbc-casa-condomino

O que é um Profissional GBC Casa e Condomínio?

O profissional Acreditado GBC Brasil Casa e Condomínio é aquele que demonstrou possuir conhecimento específico na Certificação brasileira GBC Brasil Casa e Condomínio, além de comprovar ter conhecimento em construção de residências sustentáveis e seus impactos ambientais relacionados.

Como se tornar um Profissional GBC Casa e Condomínio?

Para se tornar um Profissional GBC Brasil Casa e Condomínio é necessário realizar o treinamento sobre a Certificação e passar no exame ministrado pelo GBC Brasil. A prova é realizada presencialmente na sede do GBC Brasil, contém 100 questões de múltipla escolha apresentadas aleatoriamente e deve ser concluída em até 2 horas. É necessário obter 65 pontos ou mais para a aprovação.

Quem pode se tornar um Profissional GBC Casa e Condomínio?

Todos os profissionais possuem interesse no mercado da construção sustentável e podem contribuir de alguma forma para o desenvolvimento desse setor no país, podem se tornar Acreditado GBC Brasil Casa e Condomínio. O único pré-requisito é finalizar o treinamento e atingir a pontuação mínima na prova.

Quanto custa a Acreditação?

curso Certificação GBC Brasil Casa e Condomínio tem o valor de R$ 480,00 para membros GBC Brasil e R$ 600,00 para não membros. A prova já está inclusa nesse valor.

WELL AP (Accredited Professional)

well-ap

O que é um WELL AP?

A credencial WELL Accredited Professional (WELL AP) é uma das principais acreditaçõeso para promover a saúde, a segurança e o bem-estar em edifícios, organizações e comunidades ao redor o mundo. Os Profissionais WELL AP têm conhecimento avançado do WELL Building Standard, que inclui mais de 100 estratégias para a criação de espaços que apoiam a saúde e o bem-estar aos ocupantes.

Como se tornar um WELL AP?

Para se tornar um WELL AP é necessário realizar e ser aprovado na prova específica do WELL AP. A prova contém 115 questões de múltipla escolha, valendo 200 pontos. São necessários 170 pontos para receber a acreditação. 

Assim como no LEED AP, não é obrigatório a realização de cursos preparatórios, porém é altamente recomendado que o candidato esteja bem preparado para a prova.

Quem pode se tornar um WELL AP?

Não há pré-requisitos para essa acreditação, porém, é recomendado que o profissional tenha conhecimento sobre conceitos de saúde, segurança e bem-estar no ambiente construído por meio de cursos educacionais, voluntariado ou experiência de trabalho antes do teste. Além disso, a experiência anterior com a Certificação WELL é fortemente recomendada. 

Para ser elegível para a credencial WELL AP, você deve ter 18 anos ou mais e concordar com a Política de Apelações Disciplinares e de Exames.

Quanto custa a Acreditação?

investimento necessário para se tornar um Profissional WELL AP é de U$385 no valor total, ou U$385 com desconto.

Profissional Registado DGNB

dgnb

O que é um Profissional Registado DGNB?

Profissional Registado DGNB é um profissional que demonstra conhecimento na Certificação alemã DGNB (German Sustainable Building Council). A formação para se tornar um Profissional Registado DGNB é um caminho para mostrar ser um potencial especialista no mercado em crescimento da construção sustentável.

Como se tornar um Profissional Registado DGNB?

Torna-se um Profissional Registrado DGNB após concluir com sucesso o exame Profissional Registrado. A inscrição é feita diretamente na DGNB Academy e prova é realizada online, podendo ser feita no seu próprio computador em seu país de origem.

Quem pode se tornar um Profissional Registado DGNB?

Não há requisitos para fazer o exame de Profissional Registrado. A credencial é destinada a jovens profissionais, estudantes, participantes da indústria e qualquer pessoa interessada em adquirir conhecimento sobre construção e planejamento sustentável.

Quanto custa a Acreditação?

O valor para se tornar Profissional Registado DGNB é de € 340.

Você também pode gostar...