Certificações ambientais

Declaração Ambiental de Produtos (DAP) ou Environmental Product Declaration (EPD)

O que é declaração ambiental de produto?

A Declaração Ambiental de Produto é frequentemente usada para mostrar os resultados da Avaliação do Ciclo de Vida de empresa para empresa. Mas o que é exatamente um EPD?

Uma Declaração Ambiental de Produto (EPD) é um documento padronizado que informa sobre o potencial impacto ambiental e de saúde humana de um produto.

A EPD é produzida com base em cálculos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e fornece uma base quantitativa para comparação de produtos e serviços. Normalmente é fornecido pelo fabricante do produto e deve ser verificado por um especialista independente de terceira parte. Uma EPD normalmente tem validade de 5 anos.

Imagem de pessoas escrevendo sobre declaracao ambiental de produto

Quando uma EPD é criada, ela está de acordo com as diretrizes da Norma Internacional ISO 14025 e EN 15804. Eles são desenvolvidos com base em avaliações de ciclo de vida seguindo a ISO 14040 (Gestão ambiental – Avaliação do ciclo de vida – Princípios e estrutura) e ISO 14044 (Gestão ambiental – Avaliação do ciclo de vida – Requisitos e diretrizes), que descrevem o processo para fazer uma avaliação do ciclo de vida.

A ISO 14025 (Rótulos e Declarações Ambientais — Declarações Ambientais Tipo III — Princípios e Procedimentos) estabelece os princípios e especifica os procedimentos necessários para desenvolver declarações ambientais de produtos Tipo III. Essas declarações do Tipo III são as mais rigorosas, pois possuem regras detalhadas e devem ser verificadas por terceiros.

Além disso, a EPD deve ser produzida de acordo com um conjunto específico de Regras de Categoria de Produto (PCR) que fornece regras de cálculo e diretrizes para garantir que todas as Declarações Ambientais de Produto sob a mesma categoria relatem o mesmo tipo de informação. A gama de PCRs existentes é ampla, de roupas a alimentos e produtos químicos.

Uma EPD pode ser criada para um produto específico da empresa ou para o produto médio dos membros de uma organização filial. São a forma padrão de quantificar o impacto do produto e podem incluir:

  • Informações do fabricante/empresa
  • Informações de identificação do produto
  • Metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA)
  • Regras de categoria de produto (PCR)
  • Dados sobre aquisição de matéria-prima
  • Conteúdo dos materiais
  • Substâncias químicas
  • Eficiência e uso de energia
  • Emissões (para o ar, solo e água)
  • Geração de resíduos
  • Análise dos Resultados da ACV

Qual a diferença entre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e Declaração Ambiental de Produto (EPD)?

Uma Declaração Ambiental de Produto é uma versão curta de um relatório de ACV. É mais simples de ler e, portanto, mais fácil de usar na comunicação do que um relatório de ACV.

Onde um relatório de ACV geralmente é extenso e contém detalhes confidenciais da empresa , uma EPD contém não muito mais do que os resultados do ACV e uma descrição adequada do produto. A Declaração Ambiental de Produto ser compartilhado sem preocupações.

No entanto, um estudo de ACV adequado, incluindo um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida completo, deve ser realizado antes que um EPD possa ser criado, pois, como comentado anteriormente, este usa como base a ACV daquele produto ou serviço.

Para que servem as Declarações Ambientais de Produto?

O objetivo geral das EPDs é usar informações verificáveis ​​e precisas para estimular a demanda e a oferta de produtos com menor impacto ambiental ou social. Ou seja, é uma forma técnica de calcular o impacto causado por um produto e serviço.

No Brasil as EPDs ainda não são exigidas, porém já está se tornando uma prática comum de marcado para trazer mais valor agregado ao produto e mostrar que as empresas estão preocupadas com o impacto que causam.

Declaração Ambiental de Produto (EPD) na construção civil

As Declarações Ambientais de Produtos podem ser feitas para qualquer tipo de produto, incluindo produtos da construção civil.

Como comentado, as EPD não são exigidas no Brasil, porém na construção civil elas são muito importantes para a obtenção dos selos ambientais como o LEED e o BREEAM. A EPD pode ser entregue junto aos materiais como forma de comprovação de que aquela edificação possui materiais sustentáveis em sua concepção. 

Como fazer a declaração ambiental?

Resumindo, é assim que funciona:

  1. Pesquise e selecione Regras de categoria de produto (PCRs)

As PCRs garantem que todas as EPDs de produtos semelhantes sigam as mesmas regras para que possamos comparar maçãs com maçãs. O primeiro passo é encontrar um PCR aplicável para o seu produto. Existem mais de 180 PCRs, mas se ainda não existir um para o seu produto, você precisará desenvolver e aprovar um novo PCR por meio de um Operador de Programa EPD. No entanto, você não precisa esperar até que isso seja concluído para começar com seu EPD.

  1. Completar uma Avaliação do Ciclo de Vida (LCA)

Um EPD comunica o desempenho ambiental usando uma perspectiva de ciclo de vida. Isso significa que um estudo ACV precisa ser concluído. Isso se baseia em fatores como consumo de energia e recursos, geração de resíduos e emissões durante todo o ciclo de vida do seu produto. O estudo de ACV precisa estar em conformidade com as normas internacionais ISO 14040 e 14044, bem como o PCR relevante.

  1. Gere seu EPD

A EPD é produzida usando os resultados de sua ACV, bem como informações adicionais, como desempenho técnico e quaisquer outras iniciativas de sustentabilidade que tenha sido implementada. Fornecemos o conteúdo técnico necessário e sua equipe de marketing pode adicionar mais informações e criar o EPD seguindo seus próprios padrões de design.

  1. Verifique sua EPD

Sua EPD preenchida vai para um terceiro independente, aprovado pelo Operador do Programa EPD, para revisão e verificação.

  1. Registre seu EPD

Seu documento finalizado é enviado ao Operador do Programa EPD para registro e inclusão em sua lista publicada de EPDs registradas.

Parabéns, agora você tem um EPD compatível com ISO 14025! Agora você pode publicar a EPD verificada em seu próprio site.

Benefícios de uma Declaração Ambiental de Produto

Ter uma Declaração Ambiental de Produto tem muitas vantagens, mas principalmente clientes, compradores e investidores usam EPDs e ACVs para selecionar produtos que tenham o menor impacto no meio ambiente. Um arquiteto ou engenheiro que entende todo o ciclo de vida dos materiais de construção pode ajudar a criar uma indústria de construção mais sustentável.

Você também pode gostar...