Uncategorized

A construção sustentável custa mais?

“Gostaria de fazer uma construção sustentável, mas os custos…”: O medo de custos adicionais devido à sustentabilidade muitas vezes leva a dúvidas e hesitações durante o planejamento e implementação.

Se você está se especializando no setor de construção, ou querendo construir um novo imóvel, pode estar desenvolvendo uma consciência de construção sustentável e se perguntando se é mais caro do que a construção tradicional.

A verdade é que, dependendo da escala do projeto, a construção sustentável não precisa ser mais cara. Além disso, ao longo prazo, a construção verde traz inúmeras economias. Vale ressaltar também que esse tipo de construção pode trazer diversos benefícios.

Custo-benefício de uma construção sustentável

Os benefícios da sustentabilidade são muito conhecidos. Ao pensar de forma sustentável, ajuda a reduzir os impactos ambientais, aumenta a qualidade de vida e melhora saúde a humana. Porém, além desses benefícios já conhecidos, a sustentabilidade na construção pode também trazer economias para o seu bolso.

Dependendo de quão verde é o seu edifício, é possível economizar entre 25 e 40% dos custos operacionais após os primeiros anos. Isso porque você obtém as vantagens de maior conforto ambiental, maior qualidade do ar, melhor iluminação natural e bem-estar geral dos ocupantes da edificação.

Tecnologias e arquitetura ecológicas melhoram em grande medida a durabilidade do edifício e minimizam os custos de reformas, reparos ou manutenção regular. Um melhor isolamento, a quantidade certa de ventilação e uma boa envoltória de construção também oferecem um ativo de melhor desempenho térmico e lumínico, reduzindo custos com energia. Ao mesmo tempo, aumentam o valor de venda da edificação.

A construção de edifícios verdes é cuidadosamente projetada em torno da saúde dos residentes e do ambiente ao redor. Emissões reduzidas, melhor qualidade do ar interno, menor necessidade de resfriamento artificial (HVAC) e um ambiente mais limpo é a combinação perfeita com a qual você deve viver.

Um estudo feito pela GSA United States General Services Administration afirma que “os edifícios verdes reduziram 19% os custos de manutenção e garantiram um nível de satisfação pelos seus ocupantes 27% maior em comparação com outros”. Um ambiente de vida mais saudável também reduz suas despesas médicas, além do fato de faz você se sentir muito bem.

Mito – Construções sustentáveis custam mais

A percepção comum é que a construção de edifícios sustentáveis custa mais e, consequentemente, não é a
melhor opção, principalmente, para edifícios de habitação popular. No entanto, estudos recentes provaram o contrário. É verdade que a construção de casas sustentáveis exige um preço ligeiramente mais alto, porém os benefícios a longo prazo sempre excedem os valores iniciais alocados. Imagine se você está investindo em um painel solar que pode cuidar de suas necessidades de energia pelo resto de sua vida. É verdade que instalar um painel solar em vez de obter eletricidade de maneira convencional é muito mais caro, mas, a longo prazo, você acabaria economizando mais! De acordo com os construtores, “os custos de construção de edifícios verdes são cerca de 5% mais altos do que casas convencionais, mas a diferença de custos é coberta nos primeiros 3-4 anos, além de uma grande redução nos custos operacionais”. Pense em um edifício verde como um investimento que garante retornos multiplicados.

No entanto, os desenvolvedores e proprietários de residências que procuram um edifício ecológico que não custe mais do que as construções convencionais precisam apresentar uma análise precisa de custo, cronograma e ambiente. É verdade que um edifício é, na verdade, milhares de pequenas peças combinadas e nada disso é uma decisão pequena. Você precisa entender se deseja investir em uma escultura de granito para o lobby ou em uma melhor qualidade do ar e isolamento. Um bom design pode economizar muito a curto prazo. É um ato de equilíbrio!

Pensamentos finais

 construção ecológica não precisa necessariamente ser mais cara do que a construção tradicional. No caso de projetos verdes mais extensos, como a instalação de uma série de painéis solares, é provável que haja um aumento significativo nos custos, mas a redução dos custos de energia e os benefícios para o meio ambiente levam a um retorno impressionante do investimento ao longo do tempo.

Projetos de construção verde menos abrangentes, como a reutilização de edifícios ou materiais existentes, não devem envolver custos adicionais e ainda podem fornecer benefícios ambientais significativos. É por isso que qualquer nível de construção sustentável deve representar o futuro da construção.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *